

Governador chama ex-vice-prefeito de ‘marginal’ e promete esforço para colocá-lo na cadeia
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), classificou o ex-vice-prefeito de Caseara, Gilman Rodrigues da Silva (PL), como “marginal” após ele ser acusado de agredir brutalmente sua ex-companheira, Delvânia Campelo da Silva, de 50 anos. Durante a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, em Palmas, na sexta-feira (28), o governador afirmou que o Estado se […]

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), classificou o ex-vice-prefeito de Caseara, Gilman Rodrigues da Silva (PL), como “marginal” após ele ser acusado de agredir brutalmente sua ex-companheira, Delvânia Campelo da Silva, de 50 anos. Durante a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, em Palmas, na sexta-feira (28), o governador afirmou que o Estado se empenhará para que o agressor seja preso.
“Vamos fazer todo esforço para colocar esse marginal na cadeia”, declarou Wanderlei, enfatizando que o caso é uma prioridade para a segurança pública.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também se manifestou contra a impunidade e defendeu ações rigorosas para punir casos de violência doméstica. “Precisamos enfrentar a violência contra as mulheres e garantir que feminicidas sejam responsabilizados rapidamente”, afirmou.
Entenda o caso
O crime ocorreu no sábado (22), em uma chácara na zona rural de Caseara. Delvânia foi violentamente agredida, supostamente com um machado de cortar osso. Ela conseguiu pedir ajuda por meio de um aplicativo de mensagens e foi socorrida pela Polícia Militar.
A vítima foi encaminhada ao Hospital Geral de Palmas (HGP), onde permanece internada em estado grave. O agressor se apresentou à delegacia na terça-feira (25), mas foi liberado por não estar mais em flagrante.

Investigação e medidas legais
O caso está sendo investigado pela 54ª Delegacia de Caseara, com o suporte da Delegacia Regional de Paraíso. O Instituto Médico Legal (IML) coletou provas e testemunhas já foram ouvidas.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) explicou que não houve flagrante porque a comunicação do crime ocorreu um dia após a agressão. O Ministério Público aguarda o avanço das investigações para se manifestar oficialmente.
Família pede Justiça
Parentes de Delvânia estiveram no evento de inauguração da Casa da Mulher Brasileira para exigir Justiça. Portando cartazes, seus irmãos expressaram indignação e cobraram uma punição severa para o agressor.
“Não podemos deixar esse crime impune. Nenhuma mulher deve passar por isso. Delvânia não foi a primeira e, infelizmente, não será a última. Esse criminoso não pode se safar”, disse Maria dos Anjos, irmã da vítima.
Segundo Maria, a família só soube da agressão depois que Delvânia foi transferida para o HGP. Ela também revelou que a irmã já havia relatado episódios anteriores de violência doméstica. “Ela é uma pessoa alegre e tranquila. Esse caso não pode virar apenas estatística”, desabafou.
Casa da Mulher Brasileira
A inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Palmas faz parte do programa “Mulher Viver sem Violência”, retomado pelo governo federal em 2023. O espaço reúne serviços integrados para vítimas de violência, como delegacia especializada, atendimento psicossocial, Defensoria Pública e abrigamento. A iniciativa visa agilizar o acesso à Justiça e garantir suporte às mulheres em situação de risco.
O governo estadual reafirmou o compromisso com o combate à violência contra mulheres, defendendo respostas rápidas e rigorosas para garantir a segurança e os direitos das vítimas.
Mais Vistos
Câmara de Vereadores de Colinas-TO adota sistema de inteligência artificial nos processos legislativos
A Câmara de Vereadores de Colinas do Tocantins deu um passo importante rumo à modernização ao adotar um sistema de inteligência artificial nos processos legislativos. A ferramenta, integrada ao sistema Legiflow, auxiliará na elaboração de projetos de lei, pareceres e resumos, promovendo agilidade e transparência. Apesar do uso da IA, os textos continuarão sendo revisados por vereadores e servidores. Com essa iniciativa, Colinas se destaca nacionalmente como referência em inovação legislativa.
21 maio 2025Governo reage com tarifaço e coloca economia em risco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem (14) o decreto que regulamenta a chamada Lei da Reciprocidade Econômica, criada para permitir que o Brasil responda com tarifas equivalentes às impostas por outros países – especialmente os Estados Unidos, que elevaram em até 50% os impostos sobre produtos brasileiros. A medida é uma tentativa […]
15 jul 2025Brasil tem excesso de farmácias e enfrenta desafio com descarte de medicamentos vencidos
Com uma farmácia para cada 2.217 habitantes, o Brasil ultrapassa – e muito – o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica a proporção ideal de uma farmácia para cada 10 mil pessoas. Os dados, divulgados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), revelam um cenário de fácil acesso aos medicamentos, mas que […]
08 jul 2025Empresário de Araguaína está desaparecido desde a manhã de quarta-feira
O empresário e ex-candidato a vice-prefeito de Araguaína em 2016, José Paulo Couto, de 75 anos, está desaparecido desde a manhã desta quarta-feira, 9 de julho de 2025. A família relatou que ele foi visto pela última vez por volta das 10h30, no setor Manoel Gomes da Cunha, próximo à estátua do Cristo Redentor, em […]
10 jul 2025Empresário José Paulo Couto é encontrado morto em Araguaína
Araguaína (TO) — O empresário e ex-candidato a vice-prefeito de Araguaína, José Paulo Couto, de 75 anos, foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira (10), em um crime que chocou a população local. O corpo da vítima foi localizado embaixo de uma ponte sobre um córrego, na Avenida Frimar, entre o bairro JK e a […]
11 jul 2025
