Araguaína, 28ºC sábado, 6 de dezembro de 2025
Araguaína, 28ºC sábado, 6 de dezembro de 2025
Bico do Papagaio

Adolescente de 13 anos foge de cárcere e denuncia caminhoneiro após pedir ajuda em posto de combustível

Uma adolescente de apenas 13 anos foi resgatada após escapar de cárcere privado e denunciar o autor — um caminhoneiro de 31 anos — em um posto de combustível no município de Xambioá, no norte do Tocantins. De acordo com a Polícia Militar do Tocantins (PM), a jovem relatou que conheceu o suspeito em uma […]


Polícia Civil Tocantins — Foto: PC-TO/Divulgação
Polícia Civil Tocantins — Foto: PC-TO/Divulgação

Uma adolescente de apenas 13 anos foi resgatada após escapar de cárcere privado e denunciar o autor — um caminhoneiro de 31 anos — em um posto de combustível no município de Xambioá, no norte do Tocantins.

De acordo com a Polícia Militar do Tocantins (PM), a jovem relatou que conheceu o suspeito em uma festa em Itaporanga (GO), onde teria sido drogada. Depois, o homem a conduziu em seu caminhão até Xambioá, mantendo-a privada de liberdade durante o trajeto.

Após chegar a Xambioá, a vítima aproveitou um momento de descuido do caminhoneiro, fugiu e correu até um posto de combustível, onde pediu socorro aos funcionários — que acionaram imediatamente a polícia.

O suspeito foi preso no mesmo sábado (22), sem oferecer resistência. No caminhão, foram encontradas porções de drogas, que, segundo as investigações iniciais, seriam comercializadas pelo homem nas cidades por onde passava. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de cárcere privado, ameaça, dano e tráfico de drogas.

A adolescente foi acolhida pelo Conselho Tutelar de Xambioá e encaminhada para atendimento especializado, com acompanhamento psicológico e social. As autoridades já deram início às investigações para apurar se há outras vítimas e possíveis vínculos de tráfico envolvendo o suspeito

um problema nacional que atinge especialmente a Amazônia

  • A situação vivida pela adolescente não é um caso isolado: o estado de Tocantins — onde fica Xambioá — está entre os seis com maiores taxas de violência sexual contra crianças e adolescentes na região da Amazônia Legal. Em 2023, o índice era de 174,2 casos por 100 mil menores. UNICEF
  • Os dados mais recentes mostram um crescimento brutal nesse tipo de crime: só no Brasil, nos primeiros quatro meses de 2023, houve aumento de 68% no número de denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
  • Especialistas alertam que a subnotificação é enorme — ou seja, muitos casos nunca chegam a ser denunciados. Estimativas apontam que apenas cerca de 7,5% dos casos de violência sexual infantil são efetivamente registrados.
  • Dados nacionais indicam que 1 a cada 6 mulheres foi vítima de violência sexual ainda na infância; entre os homens, a proporção é de 1 a cada 8. Isso revela que o problema também atinge meninos, embora a maioria das vítimas sejam meninas.
Anuncie conosco

Mais Vistos






Anuncie conosco

Comentários

Relacionadas