Araguaína, 28ºC quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Araguaína, 28ºC quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Tocantins

Igeprev alerta para risco de suspensão de benefícios de mais de 2 mil aposentados e pensionistas

Prazo para realização da Prova de Vida termina em 30 de janeiro e procedimento é obrigatório para manutenção dos pagamentos Mais de dois mil aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Tocantins correm o risco de ter os pagamentos suspensos por não terem realizado a Prova de Vida. O alerta […]


Prazo para realização da Prova de Vida termina em 30 de janeiro e procedimento é obrigatório para manutenção dos pagamentos

Mais de dois mil aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Tocantins correm o risco de ter os pagamentos suspensos por não terem realizado a Prova de Vida. O alerta foi emitido pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev/TO), que reforça a obrigatoriedade do procedimento para a continuidade dos benefícios.

A convocação consta na Portaria nº 103, de 19 de janeiro de 2026, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 22. O documento traz a lista dos beneficiários que não cumpriram o recadastramento dentro do prazo previsto ao final de 2025 e estabelece que “o pagamento dos proventos poderá ser suspenso até que a situação seja regularizada”.

Prazo final se aproxima

De acordo com o Instituto, o prazo limite para a realização da Prova de Vida é 30 de janeiro de 2026. Após essa data, os benefícios dos segurados inadimplentes poderão ser bloqueados, com retomada dos pagamentos somente após a regularização, obedecendo ao cronograma da folha previdenciária.

Opções digital e presencial

Para facilitar o cumprimento da exigência, o Igeprev disponibiliza a Prova de Vida em formato totalmente digital, por meio do aplicativo Meu RPPS. A ferramenta utiliza reconhecimento facial e validação de documentos, eliminando a necessidade de comparecimento físico.

Já os beneficiários que enfrentam dificuldades com recursos tecnológicos podem optar pelo atendimento presencial nas unidades do Instituto em Palmas, Araguaína e Gurupi. O atendimento ocorre, preferencialmente, mediante agendamento.

Mobilização para evitar bloqueios

Diante do volume de pendências, o Igeprev informou que iniciou uma força-tarefa em parceria com órgãos de origem dos servidores para localizar aposentados e pensionistas que ainda não realizaram o procedimento. Segundo a presidente do Instituto, Bárbara Gomes, a iniciativa busca evitar a suspensão de pagamentos por falta de informação ou orientação adequada.

Canais de orientação

O Instituto também reforçou os canais de atendimento disponíveis para esclarecimento de dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h:

  • Telefone: 0800 647-0747
  • WhatsApp: (63) 99225-9117

O Igeprev orienta que os beneficiários não deixem a regularização para os últimos dias, a fim de evitar transtornos e a interrupção temporária do pagamento dos benefícios previdenciários.

Anuncie conosco

Mais Vistos





Anuncie conosco

Comentários

Relacionadas


mercado de trabalho brasileiro fechou 2025 com in

Brasil encerra 2025 com menor taxa de desemprego da história e renda recorde do trabalhador

30 jan | 07:49
A mudança na presidência do União Brasil Mulher no

União Brasil reage a apoio interno e troca comando do UB Mulher no Tocantins

23 jan | 01:40