Araguaína, 28ºC quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Araguaína, 28ºC quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Tocantins

IPVA deixa de ser cobrado para veículos com 20 anos ou mais no Tocantins a partir de 2026

Uma medida provisória publicada pelo Governo do Tocantins nesta segunda-feira (5) passou a isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos com 20 anos ou mais de fabricação. O ato foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e já está em vigor desde 1º de janeiro de 2026. A iniciativa ajusta […]


Uma medida provisória publicada pelo Governo do Tocantins nesta segunda-feira (5) passou a isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos com 20 anos ou mais de fabricação. O ato foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e já está em vigor desde 1º de janeiro de 2026.

A iniciativa ajusta o Código Tributário Estadual à Emenda Constitucional promulgada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2025. De acordo com o governo estadual, a mudança deve alcançar mais de 175 mil proprietários de veículos em todo o estado.

Pelas regras estabelecidas na medida provisória, a isenção se aplica a veículos terrestres de passageiros, caminhonetes e veículos de uso misto que tenham pelo menos duas décadas de fabricação. Ficam fora do benefício micro-ônibus, ônibus e semirreboques, que continuam sujeitos à cobrança do imposto.

Embora produza efeitos imediatos, o texto ainda será analisado pela Assembleia Legislativa do Tocantins, onde precisará ser aprovado para se converter definitivamente em lei estadual.

Pagamento do IPVA 2026

O calendário do IPVA 2026 no Tocantins teve início em janeiro. Os contribuintes que não se enquadram na nova isenção podem optar pelo pagamento em cota única até o dia 30 de janeiro, com desconto de 10%.

Também há a possibilidade de parcelamento em até dez vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 200 para pessoas físicas e R$ 400 para pessoas jurídicas. Os vencimentos ocorrem sempre no último dia útil de cada mês.

Outra alternativa é o pagamento em cota única no dia 30 de outubro de 2026, porém sem a concessão de desconto.

Anuncie conosco

Mais Vistos





Anuncie conosco

Comentários

Relacionadas