

Isabella Arruda assume comando da Guarda Municipal e marca novo capítulo na segurança pública de Araguaína
Cerimônia reúne autoridades e reforça compromisso da cidade com uma gestão integrada, moderna e inédita sob liderança feminina Araguaína viveu um momento histórico na tarde desta quarta-feira (3) com a posse de Isabella Arruda como nova comandante da Guarda Municipal (GMA). Em uma solenidade marcada por forte presença institucional e clima de emoção, Isabella tornou-se […]

Cerimônia reúne autoridades e reforça compromisso da cidade com uma gestão integrada, moderna e inédita sob liderança feminina
Araguaína viveu um momento histórico na tarde desta quarta-feira (3) com a posse de Isabella Arruda como nova comandante da Guarda Municipal (GMA). Em uma solenidade marcada por forte presença institucional e clima de emoção, Isabella tornou-se a primeira mulher a assumir o comando da corporação desde sua criação.
A passagem de comando ocorreu no batalhão da GMA e contou com a participação do prefeito Wagner Rodrigues, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Judiciário, autoridades de municípios vizinhos e vereadores. O evento reafirmou a importância da integração entre órgãos de segurança para fortalecimento das políticas públicas no município.
Durante o discurso, o prefeito Wagner Rodrigues destacou que a construção de uma Araguaína mais segura depende do esforço conjunto das instituições.
“Uma guarda forte nasce da união de forças e do respeito à nossa população. Hoje celebramos não apenas a posse de uma comandante, mas o compromisso de todas as instituições com a qualidade de vida e a segurança de Araguaína”, afirmou.
O presidente da ASTT, Terciliano Gomes, também ressaltou o marco histórico da nomeação.
“Ver a primeira mulher assumir o comando da Guarda Municipal é simbólico e inspirador. A GMA nasceu da necessidade da cidade e do olhar atento da Câmara de Vereadores. Hoje consolidamos esse projeto com maturidade, compromisso e representatividade”, disse.
Emocionada, Isabella Arruda agradeceu a confiança depositada em seu trabalho e relembrou sua trajetória na corporação e na vida pessoal.
“Recebo essa missão com profunda gratidão. A confiança depositada em mim e na GMA é o que nos motiva a seguir avançando, servindo nossa cidade com respeito, coragem e integridade”, declarou.
Ela reforçou que pretende aproximar ainda mais a Guarda Municipal da população, com ênfase na proteção de mulheres, meninas e crianças.
“Vamos construir uma Guarda Municipal cada vez mais humana, próxima da sociedade e comprometida com a proteção das pessoas, especialmente das mulheres e meninas que tanto precisam do nosso apoio”, afirmou.
A comandante emocionou o público ao mencionar o apoio da família e os desafios enfrentados:
“Comecei estudando sozinha, com o apoio dos meus pais, que sempre acreditaram no meu potencial. Em fevereiro deste ano perdi minha mãe, mas sei que ela estaria orgulhosa. Meu pai vê hoje os frutos do nosso esforço”.
Quem é Isabella Arruda
Aos 27 anos, filha de Jaldo Cruz de Arruda e Maria Odilene Alves da Silva Arruda, Isabella ingressou na GMA em 2021. Formada em Gestão Pública, acumula especializações em balística, mecânica de armas, identificação veicular, condução de veículos de emergência, pilotagem de RPA e atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência.
Foi a primeira mulher do Norte credenciada pela Polícia Federal como instrutora de armamento e tiro, além de árbitra nacional de tiro. Dentro da Guarda, já atuou como supervisora de patrulhamento, coordenadora de comunicação, inspetora-chefe, coordenadora de curso de formação e subcomandante.
A GMA e seu papel em Araguaína
A Guarda Municipal de Araguaína foi criada após concurso realizado em março de 2020, que recebeu mais de 30 mil inscrições. A primeira turma foi formada em dezembro do mesmo ano e iniciou as operações em 2021. Desde então, a GMA atua integrada às demais forças de segurança, com foco em mediação de conflitos, proteção comunitária, rondas escolares e apoio operacional.
A posse de Isabella Arruda simboliza não apenas a ascensão de uma nova liderança, mas também a consolidação de uma segurança pública mais inclusiva, moderna e próxima da população. Araguaína celebra um marco que reforça o compromisso da cidade com avanços institucionais e representatividade.

Mais Vistos
Polícia aponta que assassinato de idoso em Araguatins pode ter sido motivado por saque de benefício previdenciário
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (29), três suspeitos de envolvimento na morte de Deusino Cardoso da Silva, de 68 anos, ocorrida no início de janeiro deste ano em Araguatins, no norte do Tocantins. De acordo com as investigações, o crime teria sido cometido com o objetivo de se apropriar do benefício previdenciário […]
30 jan 2026MP investiga possíveis nomeações irregulares envolvendo parentes do prefeito de Cachoeirinha
Procedimento analisa indicações para cargos estratégicos e apura eventual violação aos princípios da administração pública O Ministério Público do Tocantins abriu investigação para apurar suspeitas de favorecimento familiar na Prefeitura de Cachoeirinha, no norte do Estado. A apuração ocorre por meio de um Inquérito Civil Público instaurado pela Promotoria de Justiça de Ananás, conforme a […]
28 jan 2026Casos de dengue disparam em Araguaína e atendimentos de urgência crescem mais de seis vezes em um ano
O avanço da dengue em Araguaína acendeu o alerta das autoridades de saúde neste início de 2026. Dados recentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apontam um crescimento expressivo no número de notificações da doença, com impacto direto nas unidades de pronto-atendimento do município. Segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde, já foram registradas […]
29 jan 2026Governo do Tocantins avança e prevê licitação do Hospital da Mulher de Araguatins em até 40 dias
Com investimento estimado em R$ 110 milhões, unidade será referência em saúde materno-infantil para o Bico do Papagaio O Governo do Tocantins concluiu a etapa de planejamento para a construção do Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins e trabalha agora para a publicação do edital de licitação da obra, prevista para ocorrer dentro de […]
27 jan 2026Igeprev alerta para risco de suspensão de benefícios de mais de 2 mil aposentados e pensionistas
Prazo para realização da Prova de Vida termina em 30 de janeiro e procedimento é obrigatório para manutenção dos pagamentos Mais de dois mil aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Tocantins correm o risco de ter os pagamentos suspensos por não terem realizado a Prova de Vida. O alerta […]
27 jan 2026


