Educação

Nutricionista destaca a importância de priorizar o consumo de alimentos minimamente processados

Frutas, legumes, grãos, legumes e proteínas magras são algumas opções para uma dieta mais balanceada Em um cenário onde alimentos ultraprocessados dominam prateleiras e cardápios, a conscientização sobre a importância de uma dieta rica em alimentos minimamente processados torna-se crucial para a saúde e bem-estar da população. Optar por uma alimentação com menos intervenções industriais […]


Frutas, legumes, grãos, legumes e proteínas magras são algumas opções para uma dieta mais balanceada

Em um cenário onde alimentos ultraprocessados dominam prateleiras e cardápios, a conscientização sobre a importância de uma dieta rica em alimentos minimamente processados torna-se crucial para a saúde e bem-estar da população. Optar por uma alimentação com menos intervenções industriais e mais próxima dos seus estados naturais traz inúmeros benefícios para a saúde.  

“Alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, grãos e proteínas magras, são ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras, que muitas vezes se perdem em produtos altamente refinados. Além disso, a diminuição do consumo de aditivos, conservantes e ingredientes artificiais encontrados em alimentos processados pode ajudar a prevenir uma série de doenças, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e hipertensão”, destaca Luiza Siena, nutricionista e docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Palmas.  

A dieta baseada em alimentos naturais e está associada à melhoria do funcionamento digestivo e à promoção de um peso corporal saudável, pois esses alimentos tendem a aumentar a saciedade, reduzindo a tendência ao consumo excessivo.  

A riqueza de vitaminas, minerais e fibras presentes em frutas, legumes, grãos integrais e carnes frescas, por exemplo, fortalece o sistema imunológico, regula o metabolismo e contribui para a saúde cardiovascular. A saciedade proporcionada por esses alimentos auxilia no controle do peso e na manutenção de uma alimentação equilibrada. 

“Em um cenário onde as doenças crônicas não transmissíveis aumentam e o acesso a alimentos de qualidade é muitas vezes um desafio, fazer escolhas alimentares mais conscientes e naturais se torna um dos principais passos para uma vida mais saudável e equilibrada”, conclui a especialista.  

Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.    

Anuncie conosco

Mais Vistos






Anuncie conosco
Anuncie conosco

Relacionadas