Araguaína, 28ºC quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Araguaína, 28ºC quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Política

Pesquisa Quaest indica pior cenário político da carreira de Lula, superando rejeição de Bolsonaro

Uma pesquisa recente da Quaest, encomendada pela corretora Genial, revela que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 56%, o maior índice negativo de seus três mandatos. Paralelamente, a aprovação caiu para 41%, consolidando o momento mais desafiador de sua trajetória política. Os números não apenas representam um aumento expressivo […]


Uma pesquisa recente da Quaest, encomendada pela corretora Genial, revela que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 56%, o maior índice negativo de seus três mandatos. Paralelamente, a aprovação caiu para 41%, consolidando o momento mais desafiador de sua trajetória política.

Os números não apenas representam um aumento expressivo na insatisfação popular, como também superam a rejeição registrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo período de seu governo. Em agosto de 2021, durante a crise da pandemia e sob forte pressão econômica, a desaprovação de Bolsonaro chegou a 53%, número agora ultrapassado por Lula. Esse dado reforça a gravidade do cenário para o petista, que enfrenta dificuldades para conter a deterioração de sua popularidade.

A principal explicação para essa queda de apoio vem da economia. O aumento da inflação, o alto custo de vida e o crescimento do descontentamento popular com a condução econômica do governo têm sido determinantes para essa tendência negativa. Desde outubro, as avaliações desfavoráveis sobre a economia dispararam, refletindo diretamente na imagem do governo.

Com a eleição de 2026 no horizonte, Lula terá que enfrentar um desafio significativo: reverter a queda de popularidade e reconquistar a confiança do eleitorado. Caso contrário, pode enfrentar um cenário ainda mais desfavorável, abrindo espaço para a ascensão de adversários políticos e colocando sua liderança na esquerda brasileira em risco.

Anuncie conosco

Mais Vistos





Anuncie conosco

Comentários

Relacionadas


Laurez Moreira (PSD), decidiu encerrar as ativida

Laurez deixa gabinete no Palácio Araguaia e passa a despachar fora da sede do governo

14 jan | 11:34
Evento reúne mais de 200 suplentes e convidados e

USVET REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE SUPLENTES DE VEREADORES EM AUGUSTINÓPOLIS

22 dez | 11:28