Araguaína, 28ºC segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Araguaína, 28ºC segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Tocantins

Prefeitura de Araguaína seleciona enfermeiros para atuar como preceptores em residência obstétrica

Processo seletivo é voltado a profissionais da Atenção Primária e prevê atuação voluntária nas Unidades Básicas de Saúde do município. A Prefeitura de Araguaína abriu inscrições para a seleção de enfermeiros interessados em atuar como preceptores no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica do município. A iniciativa é coordenada pela Escola de Saúde Pública de […]


Processo seletivo é voltado a profissionais da Atenção Primária e prevê atuação voluntária nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A Prefeitura de Araguaína abriu inscrições para a seleção de enfermeiros interessados em atuar como preceptores no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica do município. A iniciativa é coordenada pela Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA) e tem como objetivo fortalecer a formação prática e acadêmica de novos profissionais da área.

O processo seletivo está regulamentado pelo edital nº 03/2026, publicado no Diário Oficial do Município nº 3.434, de 16 de janeiro. Conforme o documento, a função de preceptoria será exercida em caráter exclusivamente voluntário, sem geração de vínculo empregatício. Ao final do período de atuação, os profissionais receberão certificação formal emitida pelo Programa, como reconhecimento da atividade desempenhada.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Dênia Rodrigues, o preceptor exerce papel central no processo de formação. “O preceptor de residência é o profissional que atua como professor e mentor orientando estudantes e ensinando a prática e a teoria relacionada à sua área de conhecimento, atuando junto aos residentes nos cenários de prática assistenciais e práticas de educação permanente em saúde dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS)”, afirmou.

Critérios e etapas da seleção

Para concorrer à vaga, é necessário ser enfermeiro com titulação mínima de especialista e possuir vínculo com a Atenção Primária à Saúde, atuando em uma das 24 Unidades Básicas de Saúde de Araguaína, local onde será desenvolvida a atividade de preceptoria.

A seleção será realizada por meio de análise curricular, com caráter classificatório. Em caso de empate na pontuação final, terá preferência o candidato que comprovar maior tempo de atuação como preceptor, supervisor de estágio ou em atividades equivalentes.

Inscrições gratuitas

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 19 a 31 de janeiro de 2026, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela organização do processo seletivo.

A abertura do edital integra as ações da gestão municipal voltadas ao fortalecimento da qualificação profissional na rede pública de saúde, ampliando a capacidade de formação especializada em áreas estratégicas como a enfermagem obstétrica.

Anuncie conosco

Mais Vistos






Anuncie conosco

Comentários

Relacionadas