Araguaína, 28ºC sábado, 6 de dezembro de 2025
Araguaína, 28ºC sábado, 6 de dezembro de 2025
Política

PT entra no governo Laurez com articulação estratégica e aposta em Paulo Mourão para o Senado em 2026

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou sua entrada no primeiro escalão do governo do Tocantins, comandado pelo governador em exercício Laurez Moreira (PSD), e reposicionou o cenário político para as eleições de 2026. Com um projeto eleitoral definido, a sigla mira recuperar espaço no Legislativo e viabilizar a candidatura de Paulo Mourão ao Senado Federal. […]


O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou sua entrada no primeiro escalão do governo do Tocantins, comandado pelo governador em exercício Laurez Moreira (PSD), e reposicionou o cenário político para as eleições de 2026. Com um projeto eleitoral definido, a sigla mira recuperar espaço no Legislativo e viabilizar a candidatura de Paulo Mourão ao Senado Federal.

Paulo Mourão assume protagonismo na gestão

Símbolo da nova aliança, o ex-deputado federal Paulo Mourão foi indicado para comandar simultaneamente a Secretaria de Desenvolvimento Estratégico e a Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins). Os trâmites para a nomeação já estão em curso. Pré-candidato ao Senado, Mourão se torna a principal vitrine do PT no governo estadual.

A movimentação recebeu um aval simbólico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a inauguração da Ponte de Xambioá, Lula afirmou ser “a primeira vez que visita um Estado onde o governador vai fazer o L”, gesto interpretado como sinal de alinhamento e abertura de palanque.

Aliança construída “pela porta da frente”

A entrada do PT na gestão foi consolidada após encontro entre Laurez Moreira e o presidente estadual do partido, Nile William, e confirmada pela Executiva Estadual. A sigla faz questão de frisar que a aliança é institucional, e não fruto de nomeações individuais.

Além de Mourão, o PT deve ocupar outros espaços estratégicos: a vereadora Thamires, do coletivo Somos, está cotada para a Secretaria da Igualdade Racial, e o ex-senador Donizeti Nogueira é o nome mais mencionado para a Representação do Estado em Brasília.

Não se trata de ocupações isoladas. O partido entra no governo como instituição, com estratégia política e eleitoral bem definidas”, reforçou Nile William.

Mineratins no centro do projeto político

Ao comentar sua missão, Paulo Mourão afirmou assumir o desafio com “respeito e responsabilidade” e defendeu que a Mineratins volte ao centro da política econômica estadual. Para ele, a estatal tem potencial nacional e deve ser tratada como política de Estado.

Mourão também ressaltou que a mineração pode ser uma ferramenta para desenvolvimento econômico, fortalecimento fiscal e inclusão social — inclusive contribuindo para o reequilíbrio financeiro do Igeprev.

A Mineratins pode ancorar um novo ciclo de desenvolvimento. Esse é o desafio que aceitei”, declarou.

Estratégia para 2026: foco no Senado e reconstrução das bancadas

A aliança com Laurez é tratada internamente como peça-chave na estratégia eleitoral petista. A prioridade é estruturar a campanha de Mourão ao Senado e reerguer as chapas proporcionais, após o PT não eleger nenhum parlamentar em 2022.

Pressão das bases e o Manifesto do Bico

A decisão de integrar o governo veio após forte mobilização das bases partidárias. No início de dezembro, a União de Diretórios e Comissões Provisórias do PT no Bico do Papagaio divulgou manifesto defendendo alianças amplas para evitar o “ostracismo político”. O documento reafirmou apoio à pré-candidatura de Mourão e destacou que todas as vitórias de Lula ocorreram por meio de coalizões.

Assinado por líderes como Célio Moura, Itamar Bandeira, Valdo Rosário, Francinete Barroso e Judith Oliveira, o manifesto apresentou Mourão como nome capaz de unificar tendências internas e dialogar com diferentes grupos políticos.

Novo bloco para a disputa de 2026

Com o ingresso do PT no governo, o Tocantins passa a contar com um novo arranjo político. Para Laurez, a aliança amplia sua base e fortalece sua atuação. Para o PT, representa o caminho para voltar ao protagonismo, retomar cadeiras no Legislativo e disputar o Senado com força.

Nos bastidores, a avaliação é que a parceria inaugura oficialmente um grande bloco político articulado para a disputa eleitoral de 2026 no Estado.

Anuncie conosco

Mais Vistos






Anuncie conosco

Comentários

Relacionadas