Araguaína, 28ºC quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Araguaína, 28ºC quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Economia

Trump ameaça sobretaxar parceiros do Irã em 25% e acende alerta para relações comerciais do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) a imposição de uma tarifa de 25% sobre países que mantiverem relações comerciais com o Irã. Segundo o chefe da Casa Branca, a medida entra em vigor de forma imediata e será aplicada a todas as transações desses países com o mercado norte-americano. A […]


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) a imposição de uma tarifa de 25% sobre países que mantiverem relações comerciais com o Irã. Segundo o chefe da Casa Branca, a medida entra em vigor de forma imediata e será aplicada a todas as transações desses países com o mercado norte-americano.

A declaração foi feita por meio de uma publicação na rede social Truth Social. “Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre quaisquer e todas as transações realizadas com os Estados Unidos. Esta ordem é final e conclusiva. Agradeço a atenção a este assunto”, escreveu Trump.

A decisão pode ter reflexos para o Brasil, que mantém fluxo comercial com o Irã. Dados de 2025 indicam que empresas brasileiras importaram US$ 84,5 milhões do país do Oriente Médio, principalmente produtos como ureia, pistache e uvas secas. No mesmo período, as exportações brasileiras para o Irã alcançaram US$ 2,9 bilhões, com destaque para milho, soja e açúcar.

Apesar desses números, o Irã não está entre os 20 principais parceiros comerciais do Brasil, conforme estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ainda assim, a eventual aplicação da tarifa norte-americana pode gerar impactos indiretos para setores específicos do comércio exterior brasileiro.

Trump não esclareceu se a sobretaxa será aplicada a países que já mantêm acordos e negociações em andamento com o Irã ou apenas a futuras operações comerciais. Procurados para comentar o anúncio, o Ministério das Relações Exteriores e a Presidência da República não se manifestaram até a última atualização desta reportagem.

Anuncie conosco

Mais Vistos





Anuncie conosco

Comentários

Relacionadas